Opinião

Só com senha para acompanhar votação de repúdio a Lula

José Mauro Batista

Foto: Dandara Flores Aranguiz (Diário)
Militantes favoráveis e contrários à visita de Lula provocaram tumulto na Câmara e sessão de quinta-feira teve que ser encerrada sem votação

A Câmara de Vereadores vai distribuir senhas para a sessão de terça-feira, quando será votada a moção de repúdio ao PT pela visita do ex-presidente Lula à cidade, que ocorrerá no mesmo dia. O esquema de segurança será reforçado com todo o efetivo da Casa. A Guarda Municipal e a Brigada Militar também foram comunicadas.

VÍDEO: votação polêmica sobre vinda de Lula ficou para próxima semana

A medida, segundo o presidente da Casa, Alexandre Vargas (PRB), é para evitar tumultos como o que ocorreu na quinta-feira, quando a sessão plenária foi encerrada por questão de segurança. Militantes contrários e a favor da caravana lulista à cidade quase entraram em confronto e não deixaram ninguém falar.

A preocupação aumenta na medida em que são esperadas muitas pessoas de fora para apoiar Lula. E a tendência é o PT querer lotar novamente a sessão, sem contar que os adversários também farão o mesmo.

Agora, o alvo é Lula. Antes, foi Bolsonaro

Segundo Alexandre, a Câmara vai distribuir o mesmo número de credenciais para os apoiadores de Lula e para os que pretendem apoiar a moção.

A presidente municipal do PT, Helen Cabral, diz que não se responsabiliza por atos da militância que estará na cidade.

- Não quero colocar terror nem fazer ameaças, mas vem gente de fora, até de outros países. A imprensa internacional estará na cidade acompanhando a caravana - ressalta a petista.

Protesto contra Lula, tumulto e constrangimentos

Na caravana de Lula também virão a ex-presidente Dilma Rousseff; os senadores Paulo Paim, Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT, e Lindebergh Farias, líder do partido no Senado; e o ex-governador Olívio Dutra, entre outros. Às 14h, Lula estará na UFSM, na reunião com reitores, e a partir das 17h, no Bairro Nova Santa Marta, onde será realizado um ato em defesa de sua candidatura a presidente.

Nesse intervalo, a tendência é que a militância vá em peso à Câmara, assim como é provável que grupos contrários a Lula também organizem protestos. Com os ânimos acirrados de ambos os lados, a Câmara não quer correr riscos.

Vinda de Lula a Santa Maria vira alvo de polêmica na Câmara de Vereadores

Por outro lado, se em Porto Alegre, quando Lula foi julgado e condenado, não houve quebra-quebra, como muitos temiam, aqui também não deverá ocorrer nenhum confronto.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

PSB quer carona para disputar vaga no Senado e na Câmara Anterior

PSB quer carona para disputar vaga no Senado e na Câmara

Quem são os 9 pré-candidatos ao governo do Estado até agora Próximo

Quem são os 9 pré-candidatos ao governo do Estado até agora

Política